7 de junho de 2011

Pushing Daisies

por Larissa Vieira

Hoje vou fugir um pouquinho da questão cinema, mas entrarei em uma área semelhante: as séries de televisão americanas - que nos dias de hoje andam tão produzidas quanto os filmes. Pushing Daisies, que esteve no ar entre 2007 e 2009 e deixou muita saudade (pelo menos para mim), era anunciada como um "conto de fadas forense", mas foi muito mais que isso. Centrada em Ned (Lee Pace), o pie-maker que possuía o dom de trazer os mortos (fossem eles animais, frutas ou pessoas) de volta à vida e em Chuck (a fofa da Anna Friel), seu amor de infância, a série tratava de amizade, assassinatos, amores impossíveis, família e claro, comédia e comidas gostosas, porque ninguém é de ferro.

Já no primeiro episódio conhecemos as "regras" do dom de Ned, descobertas por ele quando criança, da pior forma possível. Regra número 1: Se ele tocar a pessoa que ele reviveu mais uma vez, ela morre novamente e não poderá mais ser ressuscitada. Regra número 2: Se ele deixar a pessoa ressuscitada viver por mais de 60 segundos, outra pessoa próxima ao local morreria em seu lugar, equilibrando o universo.


Já adulto Ned é dono de uma confeitaria chamada "The Pie Hole", não muito estável financeiramente, na qual trabalha Olive (Kristin Chenoweth), que é apaixonada pelo chefe. Quando o investigador Emerson Cod (Chi McBride) descobre acidentalmente o dom de Ned, oferece-lhe uma proposta: Ned traz temporariamente vítimas de assassinatos de volta à vida e obtém informações sobre as circunstâncias da sua morte. Emerson resolve rapidamente o caso e divide o dinheiro da recompensa com ele.

O esquema dura até Ned descobrir que a vítima de um de seus casos é Chuck, sua antiga vizinha e amor de infância). Ele faz a moça reviver por alguns segundos, mas não tem coragem de matá-la novamente e assim Chuck volta à vida e vai morar com o rapaz até que resolvam seu assassinato, cuidando de suas tias (que pensam que a sobrinha está morta) à distância. Ned tem a oportunidade de continuar seu romance com Chuck, porém, nunca mais poderá tocá-la. Sucesso de crítica, Pushing Daisies recebeu três indicações ao Globo de Ouro, mesmo tendo apenas nove episódios em sua 1ª temporada.

O figurino da série é um espetáculo à parte e chama atenção pela riqueza de cores e detalhes, não foi à toa que recebeu o Emmy Awards 2009 de melhor figurino e foi eleito o melhor figurino de Série de TV pelo Sindicato dos Figurinistas dos Estados Unidos, em 2008. Desde o arquétipo de detetive particular dos anos 70, criado no figurino de Emerson Cod, ao figurino cítrico de Olive, que fora da ‘Pie Hole’ usa muito floral, num romantismo extremista perfeito para a personagem e no trabalho possui um pouco de futurismo nos seus uniformes, nota-se a preocupação da equipe com os detalhes. 

O figurino de Chuck, sem dúvida o meu favorito, foi desenhado para homenagear a era de ouro do cinema, por isso ela tem esse visual retrô, estiloso e marcante, como os vestidos de Givenchy para Audrey hepburn, mas com grandes pitadas de Dior e Balenciaga. Um vintage impecável. A transformação de Chuck, de sua primeira vida monótona para a segunda super agitada, é vista primeiramente em suas roupas, que viram uma explosão de cores fortes e iluminadas. É uma aula de figurino.

Bom, obviamente você já sabia a receita de hoje, afinal, a história se passa em uma confeitaria especializada em tortas deliciosas e em cada episódio uma tentação doce era citada. Foi assim com a nossa ilustre receita, a Torta americana de Cereja. 


Ingredientes da massa:

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara [200g] de manteiga gelada em pedaços
1/2 colher de chá de sal       1 ovo
2 colheres de chá de vinagre branco
2 colheres de água gelada

Preparo da massa:
Misture farinha e o sal. Adicione a manteiga e amasse com as pontas dos dedos até virar uma farofa. Adicione a água, ovo e o vinagre, amasse levemente, divida em duas bolas e leve-as à geladeira por 20 minutos. Abra uma metade com o rolo e forre o fundo e as laterais de uma forma para torta. Reserve.

Ingredientes do recheio:

2/3 de xícara de açúcar
3 colheres de sopa de amido de milho
Raspas de 1 limão mais o suco de metade dele
4 xícaras de cerejas frescas, descaroçadas

Preparo do recheio:
Misture o açúcar, o amido, as raspas e o suco de limão. Coloque as cerejas em uma tigela média e adicione a mistura, mexendo gentilmente até as cerejas ficarem cobertas.

Montagem da torta:

Recheie a forma com a massa que foi reservada com as cerejas. Abra a outra metade da massa e corte fatias de 2cm de largura e comprimento suficiente para atravessar a torta de lado a lado.  Serão 10 tiras: 5 em cada sentido. Coloque primeiro 5 no mesmo sentido e depois vá trançando as outras, uma de cada vez, ora por baixo, ora por cima. Aperte bem nas laterais. Leve ao forno pré-aquecido a 200º por 20 minutos. Baixe o forno para 180º e continue assando por mais 40 minutos ou até o recheio borbulhar e a massa ficar bem dourada. Se necessário, cubra as bordas com papel alumínio caso elas dourem muito mais rápido que o restante. Sirva morna ou em temperatura ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário