19 de junho de 2011

Sem Reservas

por Larissa Vieira

Uma gostosa surpresa, com a permissão da redundância. O filme Sem reservas (no reservations) revela a vida atribulada da chef Kate Armstrong (Catherine Zeta-Jones) workaholic estressada, perfeccionista, solitária e que faz terapia quando não está comandando sua cozinha em um sofisticado restaurante de Manhattan. A natureza intimidante de Kate é posta à prova quando um impetuoso subchef Nick Palmer (Aaron Eckhart) passa a integrar sua equipe. Um astro da culinária em ascensão, avesso à regras e criativo, Nick ouve ópera enquanto trabalha e adora divertir as pessoas à sua volta. Sua abordagem em relação à vida e à culinária é exatamente o oposto da de Kate, o que faz com que os dois se alfinetem o tempo todo, ainda assim (como toda boa comédia romântica), a química entre eles é inegável. Para completar a história, Kate - uma avessa a crianças - ganha a guarda da sobrinha (Abigail Breslin) quando sua irmã morre.  "Eu gostaria que existisse um livro de gastronomia para a vida, com receitas que nos dissessem exatamente o que fazer em situações dessas" diz Kate ao seu terapeuta. Pratos maravilhosos e detalhados, ótima fotografia e muitas risadas temperam (e muito bem) esse filme.

Sem Reservas (2007) é um remake do longa alemão feminista Simplesmente Marta (2001), mas é ainda muito mais interessante que o original, o que é muito difícil de conseguir - basta assistir as adaptações existentes por aí. Quanto ao figurino, criado pela ótima Melissa Toth (de Dirigindo no escuro e Brilho eterno de uma mente sem lembranças), apesar de tratar de pessoas "comuns", é uma grande surpresa.  Enfim, um filme que tinha tudo para ser mais um filminho comercial americanos, é extremamente charmoso (vide a cena famosa da degustação com os olhos vendados) e irresistível e levemente europeu. Um pecado não assistir ou provar a receita deliciosa ai embaixo.

O famoso Tiramisu italiano

Ingredientes:
120 g de biscoito champagne
350 g de queijo mascarpone ( ou creem cheese)
2 ovos
2 colheres (sopa) de açúcar
Café forte (natural ou descafeinado)
Chocolate amargo em pó

Modo de Preparo:
Em uma tigela, quebre os ovos, que devem estar em temperatura ambiente. Separe, em dois refratários diferentes, as claras das gemas. Adicione às gemas o açúcar e o mascarpone. Bata até obter uma mistura uniforme. Bata as claras em neve e adicione-as ao creme de mascarpone.

Para a montagem do Tiramisu:
Espalhe uma camada de creme de mascarpone no recipiente. Molhe os biscoitos no café e disponha sobre o creme. Adicione outra camada e repita o procedimento. Deixe na geladeira até a hora de servir. Polvilhe com chocolate em pó.

Fonte: Cozinha Mediterrânea - GNT


Nenhum comentário:

Postar um comentário